Calvinismo
* Foi a doutrina protestante criada por João Calvino no século XVI.
*A doutrina foi criada a partir da doutrina de Martinho Lutero.
* Até meados do século XVII o Calvinismo foi a corrente protestante mais numerosa da Inglaterra.
* Os puritanos foram a maior parcela dos calvinistas e eram em geral, de classe média (burgueses).
* Os presbiterianos eram outra parcela, mas eram mais moderados e eram mais ricos (burgueses maiores).
* E os anabatistas eram os mais radicais entre os três e eram em geral camponeses e artesãos.
* Uma das principais ideias calvinistas era a da predestinação, ou seja, o homem foi criado por Deus e acabará em salvação ou condenação.
* Foi bem aceita por grupos insatisfeitos com a Igreja Católica, tal como a nobreza e a burguesia, já que a posse de terras da Igreja e a luta desta contra a cobrança exagerada de lucros por parte dos burgueses, vinha sendo duramente atacada.
*Os burgueses acreditavam que quanto mais a pessoa fosse “privilegiada”, mais ela teria sucesso na vida, ou seja, o destino dela era ser rica.
*Era contrário ao pensamento católico do livre-arbítrio, onde o indivíduo, por sua própria liberdade e autonomia sobre seus atos tecia sua condenação ou salvação.
João Calvino exerceu uma influência internacional no desenvolvimento da doutrina da Reforma Protestante, à qual se dedicou com a idade de 30 anos, quando começou a escrever a "Instituição da religião Cristã" em 1534 (publicado em 1536). Esta obra, que foi revista várias vezes ao longo da sua vida, em conjunto com a sua obra pastoral e uma coleção maciça de comentários sobre a Bíblia, são a fonte da influência permanente da vida de João Calvino no protestantismo.3
Calvino apoiou-se na frase de Paulo: "pela fé sereis salvos", retomada por Martinho Lutero.
Para Bernardye Cotitretw, biógrafo de Calvino, "o calvinismo é o legado de Calvino e torna-se uma forma de disciplina, de ascese, que raramente é levada ao extremo da teimosia". O Calvinista é pois