calorimetria
ICT 24 – Fenômenos Térmicos – Prof. Gustavo Valdiviesso
Resumo: O procedimento experimental feito em laboratório consistiu em tomar 10 temperaturas de 5 diferentes sistemas, que continham água e diferentes massas de alumínio, contidas em um calorímetro submetidas a aquecimento durante um minuto por um voltímetro. Seguem no relatório os dados obtidos no experimento e o tratamento dos mesmos. Elaboraram-se gráficos lineares da variação de temperatura em função do tempo para cada sistema, e através destes, elaborou-se outro gráfico envolvendo tais massas de alumínio e os coeficientes angulares obtidos em cada gráfico. Assim calculou-se a capacidade térmica do calorímetro utilizado e o calor específico do alumínio, que juntamente com suas incertezas propagadas tiveram o valor de (3 ± 4)102 J.K-1 e (6 ± 2)103J.K-1kg-1,respectivamente. Entretanto estes valores não são válidos, porque a incerteza da capacidade térmica foi alta e o método utilizado não foi o adequado, pois de acordo com o gráfico obtido os pontos experimentais resultaram em uma parábola e não uma reta como era o esperado.
1. Introdução Calorimetria é o estudo dos fenômenos de transferência de energia, e um desses tipos é o calor, que é a quantidade de energia transferida entre dois corpos devido a uma diferença de temperatura [3]. A quantidade desse tipo de energia pode ser obtida pela multiplicação entre o tempo gasto para ocorrer uma variação de temperatura em uma substância pré-determinada com a potência fornecida por um aparelho. Neste experimento, relacionou-se o tempo para que ocorresse uma variação de temperatura com a potência fornecida pelo voltímetro, com o objetivo de estimar a capacidade térmica do calorímetro utilizado e o calor específico da substância em estudo, no caso o alumínio.
2. Modelo Pode-se definir calor como energia transferida de um sistema para o ambiente ou entre dois corpos, devido a uma diferença de