calorimetria
Maceió, 24 de outubro de 2012.
Trocas de Calor
Maceió,09 de setembro de 2012
SUMÁRIO
1. Introdução teórica
A temperatura é a grandeza física que nos possibilita entender as sensações de quente e frio. Temperatura está associada ao estado de agitação das moléculas de um corpo.
A temperatura pode ser entendida como sendo um valor numérico que expressa o estado de agitação térmica de um corpo ou substância. Logo, quanto maior a energia cinética das partículas de um corpo, maior será sua temperatura. Quando dois corpos possuem temperaturas diferentes surge uma transferência desta energia térmica, ou seja, o corpo que está mais quente cede energia para o que está com menor temperatura até que seja atingido o equilíbrio térmico. Esta energia em trânsito é chamada de calor. É importante observar a diferença entre temperatura e calor. O calor é a energia térmica em movimento. Esta transferência de energia ocorre quando dois corpos possuem temperaturas diferentes, tendendo ao equilíbrio térmico, ou seja, a transferência de energia térmica ocorre enquanto existir a diferença de temperatura.
2. Desenvolvimento
As trocas de calor são estudadas em variadas matérias como Física, Biologia e química. Na química e na física as trocas de calor são estudadas a nível microscópico pelo comportamento das moléculas, já na biologia é estudada através da estrutura biológica dos animais.
Na física e na química temos o caso da agitação das moléculas de um corpo, que o fazem aumentar sua temperatura.
2. Material utilizado
Corpo de prova (m= 87g)
Becker de 600ml
Calorimetro- C= 18cal/ºc
Ebulidor
Proveta
Termômetro
4. Procedimento experimental
1. Obter diretamente da torneira 80ml de H2O e introduzir no