Calibração de vertedor retangular
CALIBRAÇÃO DE UM VERTEDOR TRIANGULAR
MINAS GERAIS – BRASIL
2014
INTRODUÇÃO
Em hidráulica, vertedor é uma estrutura hidráulica que pode ser utilizada para diferentes finalidades, como medição de vazão e controle de vazão, sendo estes os principais usos. Quando o objetivo é a medição de vazão, uma geometria bastante empregada é a triangular de parede delgada, embora possam ser empregadas as formas retangular, semicircular, entre outras. Para a determinação da vazão, são utilizadas expressões obtidas a partir da geometria do vertedor, calculando-se uma vazão teórica. A vazão real é obtida multiplicando-se a vazão teórica por um coeficiente de descarga.
(Figura 1)
OBJETIVO
Este experimento consiste na determinação do coeficiente de descarga (CQ) para um vertedor triangular, através de expressões empíricas e dados coletados experimentalmente.
MATERIAIS UTILIZADOS
Vertedor triangular em escala reduzida para experimentos de laboratório (Figura 1).
Cronômetro digital.
Balde.
Balança digital.
PROCEDIMENTOS
Primeiramente mediu-se a altura do fundo do vertedor até a superfície d’água antes da veia do mesmo (h’) e em seguida mediu-se a altura do fundo do vertedor até a sua soleira (h’’), obtendo-se assim o valor de H (m). Depois, encheu-se o balde com a água que abastecia o vertedor cronometrando o tempo. Pesou-se a massa de água obtida em um determinado intervalo de tempo e anotou-se os dados. Repetiu-se o procedimento de duas a três vezes para cada ponto, anotando-se os dados em uma tabela (vide tabela 1).
RESULTADOS E DISCUSSOES
Para cada ponto foi feita a média das massas, já descontada a tara do balde, e dos tempos obtidos. A altura foi determinada pela diferença entre h’ e h’’. De posse desses dados, obteve-se a vazão em massa (Kg/min) dividindo-se a massa pelo tempo, e em seguida foi feita a conversão da vazão para m³/s. Após isso,