Determinação da vazão no vertedor retangular com duas contrações e no vertedor retangular sem contração
RELATÓRIO DE HIDRÁULICA
Determinação da vazão no vertedor retangular com duas contrações e no vertedor retangular sem contração
16/03/2013 Introdução:
Vertedores são aberturas ou entalhes sobre os quais o líquido escoa. Medem e controlam a vazão em um escoamento em canal e são úteis em sistemas de irrigação, estações de tratamento de água e esgoto, barragens e controle/medição de vazão em pequenos cursos d’água (córregos, igarapés). Uma das formas mais simples de vertedor é constituída de uma parede com abertura que pode variar a sua forma geométrica (retangular, circular, triangular, trapezoidal), e ser colocada transversalmente no canal interposta ao fluxo do líquido, fazendo com que o mesmo sobreleve o seu nível a montante, até atingir uma altura que produza uma lâmina d’água sobre a abertura.
O excesso de água acumulada em um reservatório de uma barragem, seja de uma usina hidrelétrica ou de outra barragem qualquer (irrigação, abastecimento, navegação etc.) deve ser extravasada de forma segura por um canal ou túnel, de montante para a jusante. Neste sentido, o vertedor é o órgão de segurança da represa. Ele também é chamado de vertedouro, sangrador ou sangradouro. É o "ladrão" do reservatório.
Figura 1 Objetivo:
Tivemos como objetivo neste experimento, a determinação da vazão real utilizando o vertedor retangular com duas contrações, seguida pela determinação da vazão no tubo diafragma, e por fim a comparação entre as vazões em termos de erro. Para tal, foi montado um esquema equivalente ao da figura 2.
Figura 2
Materiais:
- Tubo Diafragma;
- Quadro de pressões (manômetro);
- Vertedor retangular de duas contrações;
- Água;
- Régua;
- Módulo experimental de