Vinícius Barros
Programa de Graduação em Engenharia Mecânica linha de formação em Mecatrônica
MEDIDOR DE VAZÃO: Vertedor triangular e Hidrometria
Belo Horizonte
2014
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO
Dentro do campo da hidráulica é possível dizer que a hidrometria é uma de suas áreas mais importantes uma vez que trata diretamente de questões relacionadas a medidas de profundidade, variações de nível de água, seções de escoamento, velocidades e vazões. A vazão, característica de interesse deste estudo, é definida como a quantidade de fluido que atravessa um duto por unidade de tempo e aqui será representada pela letra Q. Saber medir a vazão é de suma importância por diversos motivos: primeiro considerando-se o fator financeiro é sabido que sempre existirá uma tarifa associada a um determinado consumo. Além disso é importante também citar os estudos e análise de equipamentos, bem como processos industriais. Diversos aparelhos podem ser utilizados para a hidrometria, dentre eles podem ser citados os corretômetros de hélice, os tubos de pitot, flutuadores e os vertedores.
1.1 Objetivo
O presente estudo tem o objetivo de explorar as práticas de medição de vazão de fluidos através do uso dos conceitos teóricos do campo da hidrometria aplicados em experiências realizadas em laboratório bem como explorar e manipular os dados obtidos através dos experimentos a fim de se obter gráficos e tabelas com informações relevantes a respeito do vertedouro estudado.
1.2 Conceituação Teórica
Para que o processo de compreensão seja possível é necessário primeiramente introduzir ao leitor determinados aspectos teóricos a respeito do assunto como se pode observar nos itens seguintes.
1.2.1 Vazão
A vazão, também chamada de Q é definida como a quantidade de volume por tempo ou quantidade de massa por tempo. Em outras palavras, a vazão é a quantidade de material que atravessa um sistema