calibrador de medidor de vazão
HELTON OLIVEIRA CASSIMIRO
CALIBRAÇÃO DE MEDIDORES DE VAZÃO
SUMARÉ-SP
2012
HELTON OLIVEIRA CASSIMIRO
CALIBRAÇÃO DE MEDIDORES DE VAZÃO
Resenha referente à calibração de medidores de vazão e sua importância nos processos industrias em diversos ramos: gás, óleo, água, automobilístico, petroquímico, etc.
Orientador: Profª.DRª. Angela Harumi Tamaru
SUMARÉ
2012
Calibração
A calibração nada mais é que o teste ou avaliação de um instrumento de medição em um laboratório, com referência de um outro instrumento de medição da mesma variável de processo que seja o padrão rastreado.
A calibração serve para avaliar em que situação de medição encontra-se o instrumento de medição, qual o tamanho do seu erro e sua incerteza atual, para que então esse erro possa ser corrigido e eliminado. Ela tem como objetivo comprovar de maneira oficial a precisão de medição, a linearidade e a incerteza de medição do instrumento através de um certificado conforme trabalho executado com base em padrões rastreados.
No caso de medidores de vazão, 100% deles irão perder ao longo do tempo sua precisão de medição mencionada no manual do fabricante, por isso devem ser calibrados periodicamente para não comprometer a qualidade do processo industrial ao qual estão instalados.
A calibração dos medidores de vazão pode ser realizada por meio de comparações volumétricas ou mássicas. A massa é uma propriedade fundamental de medida, a incerteza de medição e calibração mássica são bem menores do que através de medição e calibração volumétrica. Isso porque, o volume depende sempre da temperatura e pressão, e dessa forma a temperatura e a pressão devem também serem levadas em consideração em medições e calibrações volumétricas.
Independente do tipo do medidor de vazão e do tipo de calibração, todos os medidores de vazão requerem recalibração e verificação periódica.
A frequência da calibração depende