tipologias textuais
Tipologia textual
O texto pode ser definido como “um conjunto permanente de elementos ordenados e regulados por um determinado sistema linguístico”.
O texto deve ter:
-Expressividade;
-Delimitação;
-Estruturalidade (organização interna)
Funções sociais da linguagem
Em toda situação de comunicação, utilizamos a linguagem como prática social;
A fala (discurso) aponta traços distintivos quanto à intencionalidade, à sua construção e ao que se deseja no momento de sua produção e recepção.
Todo discurso traz aspectos construtivos: de identidades sociais, de relações interpessoais e de sistemas de valores e crenças.
OBJETIVO DA AULA
Nosso objetivo aqui não é desenvolver um estudo aprofundado da análise do discurso, e sim utilizar alguns dos conceitos desenvolvidos por Halliday para aprimorar a competência textual e discursiva, devemos entender que o uso de tais conceitos se apóia na necessidade de conceber os discursos como passíveis de espelhar relações sociais, ideologias e efeitos sobre as estruturas sociais. Desse modo,
a linguagem “constrói” a realidade, pois reflete as hierarquias e identidades sociais.
Funções Sociais da Linguagem
Ideacional ou de representação;
Interpessoal ou de troca,
Textual ou de mensagem.
Função ideacional:
Na função ideacional, o discurso carrega uma representação. Ao representar o mundo, por meio da linguagem, o emissor contribui para a construção de um sistema ideológico (crenças, conhecimentos).
Todo discurso carrega em si valores assimilados pela vida em sociedade e traços culturais constituintes da ética do grupo social.
A função ideacional aponta experiências de processos representadas na fala. Dessa forma, os seres humanos são capazes de entender a realidade que os cerca. Na comunicação “O juiz acabou de chegar ao tribunal” - isso simbolicamente significa que o processo “acabou de chegar em que temos como participantes