Calibracao
CENTRO TECNOLOGICO E FORMAÇAO PROFISSIONAL
Técnico em Química 1º Semestre
Professor: Evandro Marcos Costa
Autor do Relatório: Victor Fernandes Rocha
Equipe: Bruna Márcia Donato Braz Mariane Gregória Tatiane Helena Victor Rocha Warley Menezes
Relatório de Pratica Nº3: Calibração
Introdução
Calibração é o nome dado ao conjunto de operações que estabelecem, sob condições especificadas, a relação entre os valores indicados por um instrumento (calibrador) ou sistema de medição e os valores representados por uma medida materializada ou um material de referência, ou os correspondentes das grandezas estabelecidas por padrões.
As operações de calibração são baseadas na comparação dos instrumentos padrão de modo determinar a sua exatidão e verificar se essa exatidão continua de acordo com a especificação de fabricante.
A calibração dos instrumentos de medição é importantíssima para a garantia da qualidade da fabricação de um determinado produto. Ela assegura que os instrumentos usados para controlar o seu produto estão dentro de um critério aceitável e que não vão prejudicar a qualidade final do produto.
A freqüência ideal de calibração de um instrumento de medição pode variar de acordo com o instrumento a ser calibrado e a freqüência de utilização do mesmo. Por exemplo: Um instrumento pode ter uma freqüência de calibração de 1 ano e ser usado raramente.
Outro instrumento que já é usado mais freqüentemente deve ter uma freqüência menor, por exemplo, 6 meses. Não é uma regra, existem diversos estudos para se saber a freqüência ideal de calibração de um instrumento, mas é sempre importante analisar aonde e como o instrumento é usado antes de se estipular um período.
A calibração é definida pelo VIM (Vocabulário Internacional de Termos Fundamentais e Gerais de Metrologia) como:
“Conjunto de operações que estabelece, sob condições especificadas, a