Caleidociclo aplicação
Nível de Ensino: Fundamental
Série: 7º Ano
Carga Horária: 2 horas/aula
Conteúdos:
Definição de segmento de reta e semi-retas;
Conceito de ângulos adjacentes, opostos, côngruos, consecutivos;
Classificação dos ângulos em: agudo, obtuso, raso, reto.
Recursos Didáticos: Quadro Negro, Giz, Cartolina ou Papel Cartão, Régua, Esquadro, Lápis, Borracha, Cola, Tesoura sem ponta, Lápis de cor.
Objetivos:
Compreender a definição segmento de reta e semi-retas;
Compreender a representação de ângulos adjacentes, opostos, côngruos, consecutivos; Compreender a representação dos ângulos: agudo, obtuso, reto, raso;
Construir um caleidociclo hexagonal e nele identificar os ângulos em relação as suas medidas.
Encaminhamento Metodológico:
Iniciar a aula questionando os alunos se já ouviram falar sobre ângulos. Partindo das ideias citadas pelos alunos (ou não) introduzir o conceito de segmento de retas e semi-retas, para então passar o conceito de ângulos. Passar no quadro o conceito de ângulos adjacentes, consecutivos, opostos pelo vértice e côngruos.
Em seguida, explicar que os ângulos são classificados em relação as suas medidas, sendo eles: agudos, reto, raso e obtuso. Mostrar na sala exemplos de ângulos rasos e retos.
Feitas as devidas explicações fazer a construção do caleidociclo, que deve ser entregue impressa para que os alunos pintem, recortem e montem. Questionar os alunos sobre os ângulos contidos no caleidociclo e escrever a lápis como são classificados cada um deles.
FIGURA 1: Molde para a confecção do caleidociclo hexagonal.
Fonte: Acervo da autora.
Referências: Feitos da autora
ANEXO I
MOLDE PARA CONFECÇÃO DO CALEIDOCICLO HEXAGONAL