Rede de Esgoto
Faculdade de Arquitetura, Engenharia e Tecnologia
Departamento de Arquitetura e Urbanismo
Estudos Ambientais
ESGOTO
Cuiabá – Mato Grosso
Novembro 2011
ESGOTO
Trabalho de representação gráfica, apresentado à disciplina de Estudos Ambientais do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Mato Grosso, como requisito para aprovação na disciplina.
Alunas: Bianca Mastelaro, Natália Mallezan, Luisa Pegorini
Professora: Simone Schreiner
Cuiabá – Mato Grosso
Novembro 2011
INTRODUÇÃO
O trabalho a seguir trata de um assunto de suma importância, o esgoto nas cidades. O foco está na capital mato-grossense, mostrando o surgimento da Estação de Tratamento de Esgoto, sua evolução e suas deficiências.
Aqui, será mostrado também, as etapas do tratamento do esgoto, os diversos tipos de sistemas e suas finalidades. Trazendo em destaque as precariedades desse sistema, causadas pelo descaso do poder público, acarretando na piora significativa da qualidade de vida da população. De acordo com um estudo realizado pelo Ministério das Cidades, o estado de Mato Grosso está abaixo da média nacional na coleta e tratamento de esgoto, sendo apenas 19% tratado e o restante lançado nos rios. Torna-se evidente que Cuiabá é uma das capitais mais problemáticas, no que se refere ao saneamento básico, pois das doze que sediarão a Copa do Mundo em 2014, esta possui o 6º pior saneamento básico segundo dados divulgados pelo Instituto Trata Brasil. Em 2010, as 81 maiores cidades brasileiras, com população acima de 300 mil habitantes, tiveram o saneamento avaliado, Cuiabá ficou em 55º no ranking. Isso é vergonhoso para uma cidade que terá a honra de sediar um dos maiores eventos esportivos do mundo!
Histórico do