Caldeiras
ELETROMECÂNICA
MÁQUINAS TÉRMICAS
4NSub12
MATHEUS SAMPAIO MENDES DE OLIVEIRA
CALDEIRAS
Salvador, BA
2013
Caldeiras
As caldeiras são empregadas na produção de vapor d’água ou aquecimento de fluidos térmicos. No caso das refinarias de petróleo, em termos práticos, a maior parte do vapor utilizado nos processos é gerada em caldeiras, e uma pequena parte é gerada em refervedores, com o aproveitamento de calor residual em alguns processos. A energia para a vaporização pode ser obtida através da queima de um combustível sólido, líquido ou gasoso, ou por conversão de energia elétrica – e até a fissão nuclear, que é o caso de usinas termonucleares. As caldeiras elétricas são equipamentos de concepção bastantes simples, sendo compostos basicamente por um vaso de pressão onde a água é aquecida por eletrodos ou resistências. São fáceis de usar e de automatizar. A eficiência de transformação da energia elétrica em vapor é sempre muito elevada, da ordem de 95% a 98%, podendo atingir 99,5% em casos especiais. Serão apresentadas aqui apenas as caldeiras que utilizam o aquecimento por queima de combustíveis, com ênfase nos equipamentos mais empregados em refinarias.
Definições
Pela NR-13, caldeiras a vapor são equipamentos destinados a produzir e acumular vapor sob pressão superior à atmosférica, utilizando qualquer fonte de energia, excetuando-se os refervedores e equipamentos similares utilizados em unidades de processo.
São três as categorias das caldeiras:
Caldeiras de categoria “A”: são aquelas cuja pressão de operação é igual ou superior a 1960 kPa (19,98 kgf/cm2);
Caldeiras de categoria “C”: são aquelas cuja pressão de operação é igual ou inferior a 588 kPa (5,99 kgf/cm2), e o volume interno é igual ou inferior a 100 litros;
Caldeiras categoria “B”: são todas as caldeiras que não se enquadram nas categorias anteriores.
Constitui risco grave e iminente a falta