Caldeiras E Vasos Nr13
ESCOLA DE ENGENHARIA
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA MECÂNICA
Caldeiras e Vasos de Pressão
- NR 13 -
Apostila montada para disciplina de Vasos de Pressão ministrada pelo Prof.: Ignacio Iturrioz
Por: André Schaan Casagrande
Porto Alegre, agosto de 2004.
INTRODUÇÃO
Em 27/Dez/1994 com reedição em 26/Abr/1995, foi estabelecida através do
Ministério do Trabalho a portaria n° 23, NR 13 – Caldeiras e Vasos de Pressão, a qual fixa normas de segurança relativas a Caldeiras e Vasos de Pressão.
As caldeiras, mesmo antes desta portaria, já eram inspecionadas normalmente, sendo que os vasos de pressão foram relegados a um segundo plano, com poucas inspeções, o que gerava acidentes, com perdas materiais e humanas. Deve-se destacar que vasos de pressão armazenam uma infinidade de produtos químicos, gases e demais substâncias tóxicas e que são instalados dentro da fábrica, em meio à circulação de funcionários.
Nas caldeiras a situação é bastante diferente, visto que normalmente são instaladas em local apropriado e com circulação restrita de pessoal. Além disso, para fabricação de caldeiras existe uma quantidade restrita de fabricantes conhecidos, sendo que em vasos de pressão ocorre o contrário, podendo-se afirmar que: "Para fabricar um vaso de pressão, necessita-se apenas de uma calandra e um aparelho de solda!"
Nesta apostila serão abordados aspectos físicos de caldeiras e vasos de pressão e posteriormente os aspectos referentes à norma regulamentadora NR 13 – Caldeiras e Vasos de Pressão com comentários e fotografias ilustrativas.
Além da NR 13, existem normas e códigos de projeto os quais foram estabelecidos não só com a finalidade de padronizar e simplificar o cálculo e projeto de caldeiras e vasos de pressão, mas principalmente para garantir condições mínimas de segurança para a sua operação. A prática tem comprovado que a observância dessas normas torna muito baixa a probabilidade de ocorrência de acidentes graves. Por essa razão,