Caldeiras
CALDEIRAS
Profº Braga Profº Grupo:
Beroaldo Baracho Denis Marques Gaspar Ferreira Marcelo Silva Pinto Mariana Midori RA 08060701013 RA0814401731 RA 0950509227 RA 0800188 RA 0802154167
CALDEIRAS
•
Definição : Caldeira é um trocador de calor complexo que produz vapor a partir de energia térmica (combustível), ar e fluido vaporizante, constituído por diversos equipamentos associados, perfeitamente integrados, para permitir a obtenção do maior rendimento térmico possível.
Esta definição compreende todos os tipos de Geradores de Vapor, sejam os que vaporizam a água, mercúrio ou fluidos de alta temperatura como as mais simples unidades geradoras de vapor de água, comumente conhecidas por Caldeiras de Vapor. Nem sempre a fonte produtora de calor é um combustível. podendo ser aproveitados calores residuais de processo industriais, escape de motores Diesel ou de turbinas a gás, dando ao equipamento a denominação de Caldeira de Recuperação.
•
•
TIPOS FUNDAMENTAIS DE GERADORES DE VAPOR DE ÁGUA
Essencialmente caldeira de vapor é constituída por vaso fechado á pressão com tubos, onde se introduz água, que pela aplicação de calor se transforma continuamente em vapor. Há dois tipos fundamentais, ambos compreendendo corpo e tubos montados sobre uma alvenaria que envolve a fornalha (onde o combustível queima) e a própria caldeira. 1 Tipo: Caldeiras tubos de fumaça, também conhecidas por flamotubulares , nas quais os gases da combustão (fumos quentes) atravessam toda a caldeira pelo interior dos tubos, cedendo calor a água contida no corpo envolvendo os tubos.
2 Tipo: Caldeiras de tubo de água (Aguatubulares) nas quais os fumos atravessam toda a caldeira externamente aos tubos cedendo calor a água contida no interior dos tubos e corpos.
Cada um destes tipos fundamentais, conforme a pressão de trabalho, fins, combustível, fatores de circulação e, ou eficiência térmica, permitem desenvolver inúmeras concepções construtivas.