Caldeiras: tipos e funcionamento
Caldeiras a vapor são equipamentos destinados a produzir e acumular vapor sob pressão superior à pressão atmosférica, utilizando qualquer fonte de energia. O vapor pode ser usado em diversas condições tais como: baixa pressão, alta pressão, saturado, superaquecido, etc. Ele pode ser produzido também por diferentes tipos de equipamentos nos quais estão incluídas as caldeiras com diversas fontes de energia, “caldeiras” são todos os equipamentos que simultaneamente geram e acumulam vapor de água ou outro fluido. (DUTRA, C. A. et al, 2006) A finalidade de se gerar o vapor veio da revolução industrial e os meios da época que se tinha era de pouca utilização, mas o vapor no inicio serviu para a finalidade de mover máquinas e turbinas para geração de energia e locomotivas, com advento da necessidade industrial se fez necessário à necessidade de cozimentos e higienização e fabricação de alimentos, se fez necessário à evolução das caldeiras. Com isto se utiliza o vapor em lacticínios, fabricas de alimentos, gelatinas, curtumes, frigoríficos, indústrias de vulcanização, usinas de açúcar e álcool, tecelagem, fabricas de papel e celulose entre outras. (LEITE, R. N.; MILITÃO, A. R. 2008)
2 Caldeiras
As caldeiras ou geradores de vapor são equipamentos destinados a transformar água em vapor. A energia necessária à operação, isto é, o fornecimento de calor sensível à água até alcançar a temperatura de ebulição, mais o calor latente a fim de vaporizar a água e mais o calor de superaquecimento para transformá-la em vapor superaquecido, é dada pela queima de um combustível. (LEITE, R. N.; MILITÃO, A. R. 2008)
2.1 Classificações das Caldeiras
As caldeiras podem ser classificadas em: Flamotubulares: Na qual os gases quentes passam por tubos que estão envolvidos pelo liquido a ser vaporizado. Aquotubulares: Neste equipamento o liquido a ser vaporizado passa por tubos que estão rodeados por gases