Segurança do trabalho
Apesar do grande desenvolvimento dos instrumentos de medição e controle automático de caldeiras, o seu operador ainda é o primordial para o bom funcionamento, durabilidade e segurança da mesma. Por isso ficaremos conhecendo um pouco mais sobre tipo de caldeiras, operações corretas, operações de emergências, medidas preventivas contra explosões para o seu melhor funcionamento.
1 - CALDEIRAS
1.1 - HISTÓRICO A crescente necessidade de produção leva o homem ao aprimoramento e à racionalização da transformação dos materiais. O porque fabril hoje, conta, em 95% de suas industrias, com o uso do vapor para esta transformação. Em 1300 AC, Heron de Alexandria criou a Eolípia, uma forma bem rudimentar de turbina a vapor que iria provocar, séculos mais tarde, uma verdadeira revolução industrial, com a invenção da máquina a vapor. Utilizada em seus primeiros anos de vida, por Thomas Saveny no trabalho de extração de águas das minas, a nova máquina foi sendo aperfeiçoada passando a funcionar com cilindro e êmbolo a partir de 1705, Em 1763, James Watt, estudando a nova máquina a vapor, chegou a outras conclusões e terminou por inventar o seu tipo que corresponde, aproximadamente, à moderna máquina a vapor. Em 1782, Watt patenteou um novo modelo, máquina rotativa de ação dupla que permitiu o aproveitamento do vapor para impulsionar toda espécie de mecanismo. Depois de Watt, em torno de 1800, Richard Tvevithick e Oliver Evans, observando o fenômeno de alta pressão, aperfeiçoaram a engenhosa máquina que logo teve aplicação nas locomotivas e rapidamente na navegação. Esta última é atribuída ao estadunidense Robert Fulton que depois, de algumas experiências malogradas no rio sena conseguiu cruzar o rio Hundson dando inicio a navegação comercial.
1.2 - DEFINIÇÃO (NR-13)
13.1.1 Caldeiras a vapor são equipamentos destinados a produzir e acumular vapor sobre pressão superior à atmosférica, utilizando qualquer