calculos renais
As cólicas renais são conhecidas por serem exatamente dolorosas. Nos episódios de dor intensa há necessidade de uso de medicamentos analgésicos e antiespasmódicos para controle da dor. Eventualmente, nos casos de dor intensa, é necessário encaminhar-se a um serviço de emergência para utilizar analgésicos injetáveis. Contudo muitas pessoas possuem pedras nos rins e desconhecem o problema, pois muitas vezes os cálculos permanecem no organismo durante meses ou ate mesmo anos sem causar nenhuma dor. Mesmo assim, sem transtorno aparente, estas pedras são capazes de causar grandes danos aos rins como infecção urinaria e ate mesmo insuficiência renal.
Eliminação espontânea dos cálculos pode ocorrer em ate 80% dos casos, porem, às vezes acompanhada de dor e obstrução urinaria levando ocasionalmente a danos ao rim. Nestas situações, na espera de eliminação do calculo você deve ser acompanhada por um especialista na área para evitar maiores problemas. Ingestão de agua e medicação analgésica fazem parte do tratamento para eliminar cálculos renais.
Caso uma pedra bloqueie as vias urinarias, ocorrera um bloqueio no fluxo da urina, impedindo que o rim esvazie seu conteúdo para a bexiga levando a uma dilatação e sofrimento dos rins. Na vigência de obstrução urinaria coma a dilatação do rim, infecção urinaria na presença do cálculo e dores intensas e recorrentes, está indicado à intervenção medica com o intuito de remover o cálculo, aliviar a obstrução e a dor e tratar a infecção urinaria.
A intervenção medica atual esta baseada principalmente em procedimentos minimamente invasivos, isto é, métodos que utilizam modernas tecnologias com menor agressão ao paciente. Cirurgias convencionais requerem incisões cirúrgicas extensas e dolorosas e são pouco empregadas atualmente. Atualmente os tratamentos mais comuns utilizam diferentes formas de energias com o objetivo de quebrar um calculo em partículas pequenas o suficiente para serem eliminadas pela