Calculo de medicações
Introdução:
Neste capitulo vamos enfocar problemas relativos às dosagens na administração de medicamentos, cálculos estes que fazem parte da vida da equipe de Enfermagem.
A dose unitária já esta sendo utilizada em alguns hospitais: medicação rotulada e embalada, pronta para o uso, porém, isto ainda esta longe de ser nossa realidade. Portanto, muita atenção, para poder agir de forma perfeita nos cálculos das dosagens. Observe que as prescrições médicas, atualmente, utilizam muito pouco o sistema caseiro (colher de chá, de sopa, copo pequeno, gotas), por ser um sistema de medida não muito preciso. Hoje em dia é mais utilizado o sistema métrico (litro, mililitro, gramas, miligramas, microgramas, etc...).
No preparo e na administração de medicamentos é preciso muita consciência e o máximo de atenção. Não podemos administrar mais ou menos a dosagem prescrita. Ela tem que ser exata! E é somente através dos cálculos que isto é possível.
0BS: Lembre-se que uma vez injetada a droga, não é possível trazê-la de volta. Portanto, muita atenção: não faça nada na dúvida! Muitos medicamentos, para serem administrados, precisam ser dissolvidos. O solvente mais utilizado para os medicamentos injetáveis é a água destilada ou SF 0,9%, transformando-se assim em uma solução.
E o que é uma solução? Uma solução é uma mistura homogênea constituída por duas partes diferentes: o soluto que no nosso caso é representado pelo medicamento e o solvente pela água destilada ou SF (soro fisiológico).
CUIDADOS IMPORTANTES NO PREPARO DE MEDICAÇÕES
Lavar as mãos antes de iniciar qualquer procedimento; Preparar a medicação em local tranqüilo e iluminado; Estar sempre atento e concentrado durante o preparo; Não conversar durante o preparo; Nunca fazer nada na duvida; Sempre obedecer aos cincos certos; Sempre conferir o rótulo das medicações; Só prepare a medicação confrontando com a