Artigo emagrecer com saúde ou não
Maria Gislene de Souza
Introdução
O presente trabalho tem como objetivo enfatizar causas e conseqüências, relacionadas à tentativa desesperada de perda de peso. O uso de medicações e cirurgias, são os métodos mais usados para emagrecer, onde muitas vezes temos “garantias” de resultado rápido, mas nenhuma certeza de uma vida saudável após esses processos. Devido o aparecimento de doenças relacionadas ao assunto e para a prevenção das mesmas, é de grande importância praticar atividades e exercícios físicos regularmente, com a prescrição e acompanhamento de um profissional de Educação Física, onde cabe ao mesmo além de combater ao sedentarismo e obesidade que vem crescendo significativamente em todo o mundo, conscientizar os benefícios de praticar atividades físicas. Dessa forma, contribuindo positivamente na mudança de hábitos alimentares e o estilo de vida da sociedade, melhorando a auto-estima da população, promovendo uma melhor qualidade de vida.
Emagrecer em foco
O ser humano está sempre em constante mudança. Afinal, na natureza tudo se renova. Somos parte dela. O que acontece é que muitas das vezes por motivos que desconhecemos passamos a nos preocupar mais com a nossa aparência, e fazemos usos de métodos nada convencionais para adquirirmos a aparência desejada e em conseqüência disso nosso corpo é o primeiro a passar por mudanças drásticas que podem se tornar fatais. Usando os dados de Índice de Massa Corporal (IMC), através do cálculo de IMC é possível saber se alguém está acima ou abaixo dos parâmetros ideais de peso para sua estatura, conseguindo assim definir a necessidade do tratamento ideal. Hoje juntamente com o uso da tecnologia, foram criados métodos cirúrgicos para redução de peso, podemos citar aqui alguns mais comuns:
* Gastroplastia vertical com bandagem (VBG)
Grampos cirúrgicos são usados para dividir o estômago em duas partes. A parte de cima é menor, o que limita o espaço para alimentos. A comida sai