Quelóide
O que é?
O quelóide é uma lesão proliferativa, formada por tecido de cicatrização, fibroso, secundária a um traumatismo da pele.
É uma cicatriz espessa e elevada e de superfície lisa. Essa cicatriz em alto-relevo, geralmente, é limitada à pele, embora se estenda para os lados em relação ao ponto, ferimento ou incisão cirúrgica de origem (figuras 1 a 5). Devido ao fato de crescer e invadir pele vizinha, o quelóide é considerado por pesquisadores como um tumor benigno cicatricial. O quelóide ocorre na pele (exceto raríssimos casos na córnea), e é um distúrbio que somente existe em humanos.
Manifestações clínicas
O quelóide é uma lesão tumoral, de superfície lisa e consistência endurecida. No início, geralmente tem cor rósea ou avermelhada adquirindo, mais tarde, cor semelhante à pele normal ou escurecida. A região anterior do tórax e os ombros são localização frequente de quelóides.
Difere das cicatrizes hipertróficas, nas quais o tecido cicatricial aumentado não excede a localização do traumatismo e tende a se reduzir com o passar do tempo.
Nas fotos abaixo, percebe-se que o quelóide mudou de forma e aumentou de tamanho, mas a cor tornou-se menos avermelhada e mais semelhante à da pele.
Quelóide formado a partir de uma tatuagem!
Quelóide formado a partir de uma cirurgia.
Quelóide na orelha, formado a partir de um furo para piercing.
Quelóide formado a partir de machucados.
Mesmo pequenos traumatismos, como um furo de orelha (foto abaixo) podem dar origem a quelóides.
Quem pode ter queloide?
Acredita-se que o quelóide aconteça por predisposição genética,embora não se expresse necessariamente nos genitores. Isso quer dizer que:
- não tem cura definitiva;
- se os seus pais não tem quelóides, não quer dizer que você não possa ter;
- se eles tem, não significa que você com certeza terá.
Eles são mais comuns em pessoas negras entre 20 e 30 anos.
Há uma predisposição individual para o seu aparecimento, sendo mais comum em