Eclusa
A função de uma eclusa de navegação é permitir a transposição do desnível pelas embarcações. Isto deve ser feito de maneira rápida; com segurança, sem criar situações que coloquem em risco as embarcações; sem exigir obras de difícil execução e não tendo um custo excessivo.
O que são Esclusas e como funcionam?
Conteúdo enviado por Nelson Abreu Archanjo dos Santos Júnior
As Esclusas são verdadeiros elevadores aquáticos, que tem a função de Transportar navios grande ou pequeno porte (à depender da esclusa). Ela atua como um verdadeiro elevador aquático, ajudando navios a transpor rios ou canais onde existe desnível no terreno. Esse desnível pode ser provocado pela construção de uma barragem ou uma hidrelétrica, por exemplo. A eclusa nada mais é que uma grande câmara de concreto com dois enormes portões de aço. Depois que o navio entra, os portões são fechados.
Quando a embarcação passa do ponto mais baixo para o mais alto, a água entra e eleva o navio.
Quando o caminho é o inverso, a água escoa e a embarcação desce. O truque desse estranho elevador é a tubulação por onde a água entra e sai. “O segredo está nas válvulas. A eclusa funciona sem necessidade de bombas e nenhuma energia é gasta para erguer o navio. Tudo é feito aproveitando o peso da própria água”, afirma o engenheiro naval Carlos Daher Padovezi, do Instituto de Pesquisas