calculo de erro
INTRODUÇÃO
A Física — assim como todas as outras ciências — é baseada em observações e medições quantitativas. A partir de observações e dos resultados de medições, são formuladas teorias que podem prever os resultados de experimentos futuros. Os resultados das medições realizadas em um experimento indicam as condições em que uma teoria é satisfatória e até mesmo se ela deve ser reformulada ou não. Portanto, boa precisão das medições são fundamentais para o estabelecimento das leis físicas.
Medir é um procedimento experimental em que o valor de uma grandeza é determinado em termos do valor de uma unidade, estabelecida por um padrão. O resultado desse procedimento — a medida da grandeza — deve conter as seguintes informações: o valor da grandeza, a incerteza da medição e a unidade. Além disso, para que qualquer indivíduo saiba avaliar ou mesmo reproduzir uma medição, é importante qualificar o tipo da incerteza que foi indicada, bem como descrever como foi feita a medição. No Brasil, o sistema legal de unidades é o Sistema Internacional — SI
(ver Apêndice A) —, e as regras para a expressão dos resultados e das incertezas nas medições são definidas pela ABNT — Associação Brasileira de Normas Técnicas — e pelo INMETRO —
Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial1. Neste texto, é apresentado um resumo dessa terminologia, adaptada para ser utilizada em um laboratório de ensino.
RESULTADO E INCERTEZA DE UMA MEDIÇÃO
Toda medição está sujeita a incertezas que podem ser devidas ao processo de medição, aos equipamentos utilizados, à influência de variáveis que não estão sendo medidas e, também, ao operador. É importante expressar o resultado de uma medição de forma que outras pessoas o entendam e saibam com que confiança o resultado foi obtido.
1
Guia para Expressão da Incerteza de Medição, 3ª Ed. Brasileira, ABNT, INMETRO, Rio de Janeiro, 2003.
Considere,