calculo 1
INSTITUTO DE MATEMÁTICA
DEPARTAMENTO DE ESTATÍSTICA
NOTAS DE AULA
MAT025 - ESTATÍSTICA III A
1ª UNIDADE – 1ª PARTE ESTATÍSTICA DESCRITIVA
2001.2
Monitoras: Magali Teresópolis e Sandra Rego
Elaborada pelos professores:
Giovana Silva, Lia Moraes, Mauricio Lordelo,
Rosana Castro e Rosemeire Fiaccone
1. IMPORTÂNCIA DA ESTATÍSTICA
1.1 Introdução
O desafio da necessidade de mudança tem forçado muitas empresas e indústrias ocidentais a colocar-se sob minucioso exame. Muitas companhias têm identificado qualidade como o principal tópico na busca pela sobrevivência e pela lucratividade e crescimento.
Qualidade é um conceito mas possui interpretação muito extensa. A filosofia de controle de qualidade implica que existe um leque aceitável de características de produtos e serviços em termos de material, dimensão e performance.
Muitos cientistas e usuários têm contribuído para o desenvolvimento da gerência da qualidade. Talvez os mais expressivos gurus sejam os estatísticos americanos W. Edwards Deming, Walter Shewhart, F.W. Taylor, Juran, Taguchi e Ishikawa.
A gerência e controle do processo de qualidade requerem que a economia e satisfação pessoal do cliente sejam o alvo do fornecedor, contudo temos de reconhecer que existe variabilidade em todos os produtos e serviços.
Isso leva a uma visão de especificação de produto e serviço a qual difere daquela em controle de qualidade. Os controles principais são idealizados para manter serviço e processos em foco, dentro da tolerância. Empresas podem utilizar controles para prevenir a insatisfação do cliente e melhorar continuamente tanto produto/serviço quanto o processo, através da redução da variabilidade que representa desperdício.
1.2 Por que precisamos aprender Estatística?
Qualquer que seja o controle ou a filosofia gerencial de qualidade de uma organização, a Estatística tem um papel crucial. Os