Calcogênio e Halogênios
CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA
QUÍMICA INORGÂNICA
CALCOGÊNIOS E HALOGÊNIOS
CACOAL/RO
2011
HELTON MARQUES
QUÍMICA INORGÂNICA
CALCOGÊNIOS E HALOGÊNIOS
Resumo apresentado à Faculdade de Ciências Biomédicas de Cacoal – FACIMED, como parte integrante dos requisitos para a avaliação na disciplina de Química Inorgânica do curso de Química, sob a orientação da Professora Alexandra.
CACOAL/RO
2011
Introdução
Neste trabalho iremos falar sobre os grupos 16 e 17 A da tabela periódica, que são os Calcogênios e os Halogênios. Apresentaremos as propriedades gerais dos elementos que são encontrados nesses dois grupos, estados de oxidação, dentre outras informações muito importantes sobre os mesmos.
CACOAL/RO
2011
Grupo 16/ 6A Calcogênio
Propriedades Gerais
Os quetro primeiros elementos desse grupo são não-metais. São conhecidos como “calcogênios”, ou elementos formadores de minérios, pois inúmeros minérios são óxidos ou sulfetos de metais. O nome vem do grego "Khalkos", que significa cobre, e "genos", uma família de origem nobre, assim "calcogênio" significa “originário do cobre” ou "que vem do cobre". O polônio é o único deles que é radioativo.
Diversos produtos quimicos contendo os elementos desse grupo tem imporatncia economica, como por exemplo o H2SO4. 100 milhões de toneladas de O2 são produzidas anualmente e consumidas, principalmente, na industria do ferro e do aço.
O oxigênio é um elemento muito importante na química inorgânica, visto que reage com quase todos os demais elementos. A maioria de seus compostos foi ou será estudada junto com os outros elementos.
Configuração eletrônica e estado de oxidação
Todos os elementos do Grupo 16 tem configuração eletrônica . Eles podem atingir configuração de gás nobre ou recebendo dois elétrons, formando íons binegativos (2-), ou então