Psicologia Aplicada
A Psicologia Organizacional estuda os fenômenos psicológicos presentes nas organizações. Mais especificamente, atua sobre os problemas organizacionais ligados à gestão de recursos humanos. Algumas atividades do psicólogo organizacional são: Analisar cargos e salários; Realizar seleção e recrutamento de novos funcionários; Aplicação de testes psicológicos; Realizar pesquisa sobre os sentimentos e emoções dos funcionários; Organizar o treinamento de habilidades dos profissionais; Organizar um clima organizacional mais eficaz; Resolver situações de conflitos entre funcionários; Projetar sistema de avaliação de desempenho; Avaliar a eficácia de uma prática específica.
É dado o nome de Psicologia da Educação ao segmento de estudos e pesquisas que visam descrever os processos psicológicos presentes na educação. Teóricos como Sigmund Freud, Jean Piaget, Burrhus Frederic Skinner, Carl Rogers, Lev Vygotsky e Alexander Luria, são tidos como precursores dos estudos em Psicologia da Educação. É comum na Psicologia da Educação referir-se à educação da criança e do adolescente, mas também à educação do adulto.
A Psicologia da Saúde agrega o conhecimento educacional, científico e profissional da disciplina Psicologia para utilizá-lo na promoção e manutenção da saúde, na prevenção e no tratamento da doença, na identificação da etiologia e no diagnóstico relacionado à saúde, à doença e às disfunções, bem como no aperfeiçoamento do sistema de política da Saúde.
CONCLUSÃO
Desta maneira, nota-se que a Psicologia está ligada às empresas atualmente seja no bem-estar de cada um dos colaboradores, como até mesmo, mas emoções geradas no ambiente de trabalho.
Portanto, percebe-se no mercado atual de trabalho que algumas empresas ainda não possuem dentro do seu plano estratégico a inserção da Psicologia Organizacional. Assim, impossibilita o processo de crescimento econômico da empresa, deixando de favorecer o aumento da produção e a