METAIS ALCALINOS, METAIS ALCALINOS TERROSOS, CALCOGÊNIOS e HALOGÊNIOS
Os metais alcalinos (assim chamados por serem facilmente encontrados ) constituem o grupo 1A da tabela periódica.
Sua configuração eletrônica sempre termina em ns¹, com n variando de 1 a 7. Apenas o hidrogênio não é metálico, e apenas está nesse grupo por também satisfazer a regra s¹, entretanto não possui praticamente nenhuma outra característica físico-química semelhante com os outros elementos.
Os constituintes da familia 1A são:
· Hidrogênio, H
· Lítio, Li
· Sódio, Na
· Potássio, K
· Rubídio, Rb
· Césio, Cs
· Frâncio, Fr
Propriedades físico-químicas
Em geral, os alcalinos são moles, pouco densos, com pontos de fusão e ebulição também menores em relação aos outros metais (o frâncio possui o menor ponto de fusão, cerca de 27°C). Além disso, possuem brilho rapidamente fosco (principalmente pela ação do oxigênio do ar), e quando pulverizados, aparentam a cor branca.
METAIS ALCALINOS TERROSOS
Os metais alcalino-terrosos (alcalino por formarem álcalis – as bases de Arrhenius – terrosos por seus óxidos serem por muito tempo chamados de terra) representam os elementos do grupo 2A da tabela periódica, com configuração eletrônica terminando em ns², onde n representa o número correspondente à última camada (variando de 1 a 7).
Os constituintes da família 2ª sao:
· Berílio, Be
· Magnésio, Mg
· Cálcio, Ca
· Estrôncio, Sr
· Bário, Ba
· Rádio, Ra
Propriedades físico-químicas
Assim como os metais alcalinos, os alcalino-terrosos possuem baixos valores de eletronegatividade (até 1,5 eV, segundo escala de Pauling) crescentes com a diminuição do número de camadas (de baixo para cima), e baixos valores de