Calcinação
2.OBJETIVO: Determinar a quantidade de resíduo mineral em uma amostra através da calcinação da mesma.
3.INTRODUÇÃO:
Calcinação é a operação em que se queima intensamente uma amostra sólida para obtenção da porcentagem de resíduos minerais presentes na mesma.
O procedimento se resume a queimar uma amostra em um cadinho (com pesos previamente estabelecidos), com uso da chama do bico de Bunsen e em seguida a queima total em forno mufla. Após a queima total da amostra no bico de Bunsen e na mufla. Após a queima total restam dentro do cadinho apenas osresíduos de origem mineral, que são chamados de“cinzas” ou de “resíduo mineral fixo”.
Este procedimento é um meio de analise muito utilizado na industrial alimentícia, pois o ministério da agricultura fixa um valor máximo e mínimo de resíduo mineral, presentes em alimentos de origem animal, ou vegetal e até mesmo em rações. As indústrias devem seguir estes padrões pré-determinados para poder estar regularizada.
4. MATERIAIS E METODOS:
4.1 MATERIAIS UTILIZADOS: * Balança Analítica * Bico de Bunsen * Suporte Universal. * Argola * Triângulo de porcelana * Cadinho * Mufla * Tenaz de Aço
4.2 REAGENTES: * Amostra para carbonizar (linguiça defumada)
4.3 PROCEDIMENTOS:
Mediu-se a massa do cadinho vazio com uma balança analítica. Pesou-se 2g da amostra (desprezando o peso do cadinho). Levou-se a amostra a chama do bico de Bunsen;usando como apoio ao cadinho um triângulo de porcelana adaptado a uma argola presa a um suporte universal; para queimar a amostra. Após a queima retirou-se o cadinho da chama utilizando um tenaz de aço para transporte do mesmo até uma Mufla deixando oa uma temperatura de 550ºC por cerca de 1 hora. Após o resfriamento pesou-se a massa do cadinho com as cinzas.
Observação: Os dados obtidos através de experimentação encontram-se disposto em Tabela 1 (dados experimentais).
5. RESULTADOS E DISCUSSÃO DE DADOS:
Tabela 1
Dados