Calcinaçao
O processo de caustificação produz licor branco à partir do licor verde. Este processo consome cal viva (CaO), e produz lama de cal, principalmente CaCO3, como subproduto. O objetivo da Calcinação é converter o CaCO3, em um forno, novamente em CaO para ser reutilizado no processo de caustificação.
Reação que ocorre no forno:
CaCO3 + ΔH CaO + CO2
Parâmetros Desejados
Tempo de retenção, inclinação e velocidade. O tempo de retenção depende da inclinação do forno e da velocidade de rotação. As inclinações que se usam são de 2 a 4% (1,20° a 2,40°) e as velocidades de rotação de 0,5 a 1,5 RPM. Para uma boa calcinação é necessário um tempo de retenção de 120 a 170 minutos, o ideal é criar um movimento de cascata ou rolamento, pois assim a lama de cal é queimada continuamente. Efeito das impurezas As impurezas em excesso têm tendência a formar anéis no interior do forno, o que não só faz diminuir a produção e a eficiência, como pode produzir paradas do forno para sua limpeza. As impurezas que causam maior dificuldade são as de sódio que. Devido a seu baixo ponto de fusão, causam a formação de anéis na zona de descarga em quantidade excessiva.
Analises e Controle na Calcinação
Teor Seco Quantidade de massa seca em determinado volume de água ou líquido. É através da analise de teor seco que é possível determinar a quantidade de umidade que a lama possui. Uma lama com teor muito acima de 70% de umidade haverá aumento na temperatura, consumindo mais combustível e a geração de muito pó. Teores muito abaixo de 70% terá que se controlar a temperatura no forno para que não ocorra calcinação excessiva. A lama muito calcinada produz muito rejeito (grits) e cal com porosidade pequena, o que prejudica o processo de caustificação quando essa lama é adicionada no apagador para ocorrer a reação desta com o licor verde. Perda Álcalina Essa análise é feita para o controle de álcali residual (licor branco) presente na lama. O normal é que