Pênfigo vulgar
1. Doenças da Boca e da Língua
AFTAS
É uma doença freqüente que afeta quase toda a mucosa. Surgem como ulcerações superficiais esbranquiçadas, arredondas com cerca de 2 a 5 milímetros de diâmetro. Seu número é variável, muito dolorosas e se curam em 8 ou 10 dias sem deixar cicatriz. Sua causa não é conhecida, mas está associada com traumatismos, com estresse emocional, com doenças digestivas, com alergias alimentares, com doenças autoimunes entre outras associações.
Tratamento:
O tratamento está baseado no alívio da dor, sendo utilizadas medicações tópicas e por via oral. Nos casos recorrentes e com aftas maiores que o comum, uma investigação mais aprofundada deve ser feita.
HERPES LABIAL
É uma infecção viral aguda recorrente que afeta a pele e/ou mucosa de adolescentes e de adultos, produzida pelo vírus do herpes simples. Na fase inicial causam sensação de ardor e de avermelhamento onde logo aparecem pequenas bolhas que se rompem espontaneamente formando crostas. Cicatrizam em cerca de 15 dias. As recorrências são comuns, estando associada com o estresse, com a exposição ao sol e com estados de baixa imunidade.
Tratamento:
O tratamento está baseado no alívio da dor, sendo utilizadas medicações tópicas e por via oral. Medicações anti-virais também podem ser utilizadas.
CANDIDÍASE ORAL
Infecção causada por fungo chamado Candida (monilíase), que leva a formação de lesões esbranquiçadas, que afetam a língua, a mucosa da boca, o palato e a gengiva. Afeta mais comumente pacientes em uso de corticóide, antibióticos, quimioterápicos e os quais têm baixa imunidade. Dor na região afetada e aumento da sensibilidade estão freqüentemente presentes.
Tratamento:
Afastar possíveis fatores causadores e iniciar o uso de medicação antifúngica.
FERIDAS NA BOCA
Toda a ferida que dure mais de duas semanas tem de ser avaliada por um médico, pois mesmo que não causando dor, pode ser perigosa.
Os indivíduos da