Relatório calcinação
Experimento N° 12
CALCINAÇÃO
Luísa Maza Abib Vilardo
N°:24 Turma: 02 1º QUIT
Disciplina: TQE Profº: Ricardo
Data do experimento: 25/10/2012
Data de entrega: 01/10/2012
Suzano
2012
1.0 OBJETIVO:
Determinar a quantidade de metais em alimentos.
2.0 INTRODUÇÃO TEÓRICA:
A calcinação é o processo em que se oxidam as substâncias presentes em uma dada amostra à forma de óxidos usando calor. Na indústria se faz em fornos aquecidos por óleo, como na produção de cimento e na indústria extrativa de metais.
É precisamente um processo pirometalúrgico de eliminação de água combinada quimicamente com o minério a ser calcinado. Esta eliminação ocorre a partir de 560ºC uma vez que quanto maior for sua temperatura maior será sua pré-redução e maior será a formação de anel de colagem dento do forno “calcinador", Esse sistema é usado em análises químicas de substâncias complexas ou na quantificação de metais, pois a maior parte dos óxidos metálicos se mantém estável nessa temperatura. Na forma de óxidos, a amostra pode ser analisada com o uso de outras técnicas, principalmente volumétricas e instrumentais.
3.0 PARTE EXPERIMENTAL:
3.1 MATERIAIS UTILIZADOS:
Balança analítica (capacidade 200g)
Bico de Bunsen
Forno mufla
Espátula
Triângulo de porcelana
Cadinho
Dessecador
Tenaz de aço
Tripé
3.2 REAGENTES:
Salsicha
Hambúrguer
3.3 PROCEDIMENTOS:
Pesou-se o cadinho, previamente aquecido em mufla a 550°C por 30 minutos e esfriado em dessecador, para saber sua massa. Tarou-se a balança e adicionou-se salsicha até se obter massa igual a 2g.
Queimou-se a amostra na chama do bico de Bunsen, com auxílio do triângulo de porcelana e tripé. Apagou-se a chama quando a amostra parou de soltar fumaça.
Levou-se o cadinho para o forno mufla à temperatura 550 °C, durante uma hora e depois esfriou-se em dessecador durante 24 horas. Pesou-se os cadinhos.
Repetiu-se a operação com hambúrguer.
4.0 DADOS OBTIDOS:
Amostras