CAL CALCARIO
(hidratação) mas numa porção de água superior de forma a obter no final uma pasta.
http://www.maxical.pt/
Actualmente a cal destinase, como desde sempre e principalmente à construção civil e indústria, sendo os nossos principais clientes armazéns de materiais de construção. Exportando principalmente para os mercados espanhol e angolano, a Maxical mostra sinais de vitalidade.
Para isso, a Maxical tem os seus produtos em processo de certificação, e também está a levar a cabo o estudo da possibilidade de encontrar novos tipos de produtos para a construção. A Maxical é uma pequena empresa familiar, fundada em 1932, que foi passando de geração em geração, e que com muita preserverança e tenacidade apesar das dificuldades foi dando provas da sua credibilidade, adaptandose aos novos desafios. No início a cal era calcinada (cozida) em pequenos fornos circulares em pedra ( calcário ).
Esta cal nos anos 40, 50 e princípios de 60, era colocada num espaço de terra onde permanecia 1 ano oposta à chuva e coberta com areia para ficar bem morta (apagada) e só depois era misturada com barro ou areia para argamassas. O grande desenvolvimento da Maxical deuse nos anos 90 com a expansão da cal para estuques, destinado ao interior das habitações aplicado manualmente particular destaque no acabamento de interiores, conseguindose trabalhos artísticos e obras de arte, que podem ser admirados em palácios e casas senhoriais. O cálcario, depois de extraído e seleccionado, é submetido a
elevadas