Caixa de Skinner
Condicionamento clássico? R: Aquisição do comportamento por conta de associação de estímulos.
Punição? R: Processo de extinção no qual precisamos ter um estímulo punidor para que a frequência do comportamento diminua até se extinguir.
O processo obteve sete fases; quatro delas sem choque, na quinta vez foi usado o choque na potência fraca, na sexta vez foi usado o choque na potência média e terminando o experimento com a sétima vez e com o choque forte.
1- A primeira fase foram as quatro tentativas sem choque, após tocar a sirene e a luz acender, foi liberada a comida, Sniff em seguida foi até o comedorou, e assim permaneceu até a segunda tentativa, na terceira já foi com uma maior rapidez e na quarta tinha captado a associação de estímulos, chegando rapidamente até a comida.
2- A segunda fase se inicia com o choque de baixa potência; Sniff já encontra-se condicionado em relação a comida e após essa tentativa do choque ele continua indo até a comida, porém com menos rapidez e após comer agitado, subindo pelas paredes da caixa.
3- A terceira fase foi a iniciação do começo da extinção do comportamento de Sniff, pois ao receber o choque médio foi até a comida, porém, demorou cerca de segundos, fazendo com que a comida ficasse esperando, por um bom tempo. Após comer, continuo agitado.
4- A quarta fase foi a sétima tentativa, onde Sniff recebeu o choque de potência alta e assim fazendo-o recuar a comida; após a luz acender Sniff ficou subindo pelas paredes da caixa e agitado e não foi até a comida, levando-o a extinção de seu comportamento.
Conclusão:
O resultado da experiência foi satisfatório em relação a naturalidade entre os estímulos e respostas, eu pude analisar exatamente as diferenças em