Caio júlio césar
César perde o pai aos 16 anos.
César estava ligado ao lado derrotado de Mário por laços familiares: não só era seu sobrinho, como era também casado comCornélia Cinila, filha de Lúcio Cornélio Cina, aliado de Mário e inimigo de Sula. A sua situação não era portanto das melhores. Sila ordenou o seu divórcio de Cornélia, mas César recusou abandonar a jovem mulher e fugiu de Roma para evitar as perseguições.
Sila perdooa César mas este resolve não voltar a Roma mesmo assim e começa a sua carreira militar em Ásia. César distinguiu-se pela sua bravura em combate e capacidades de liderança.
Depois da morte de Sila em 78 a.c César regressa a Roma.
César não estava contente consigo e viajou para Rodes para estudar filosofia. Durante a sua viagem foi raptado por piratas que exigiram resgate. Depois de receberem o resgate César ve-se livre organiza uma força naval, captura os piratas e crucifica-os.
César foi eleito questor pela Assembleia do Povo em 69 a.C., com trinta anos de idade, como estipulava o cursus honorum romano. No sorteio subsequente, calhou-lhe um cargo naprovíncia romana da Hispania Ulterior, situada mais ou menos nos modernos Portugal e sul de Espanha.
No regresso a Roma, César prosseguiu a carreira como advogado até ser eleito edil em 65 a.C., o primeiro cargo do cursus honorum a deter imperium. o sucesso como edil foi uma ajuda importante na sua eleição para pontifex maximus em 63 a.C.
Depois da morte de Cornélia, César casara com Pompeia, uma das netas de Sula.
Em 63 a.C., César foi eleito pretor . Foi um ano particularmente difícil não só para César, mas também para a República Romana. Durante o seu consulado, Cícero revelou uma conspiração para destronar os magistrados eleitos liderada por Lúcio Sérgio Catilina, um aristocrata patrício frustrado pela sua falta de sucesso político. O resultado foi a execução sem julgamento de cinco proeminentes romanos aliados de Catilina. O caso amoroso de César com Servília Cepião foi