Café
1.0 INTRODUÇÃO
Neste trabalho teremos como tema o Café. Ele tem sido desde muitos anos uma fonte de renda para o Brasil, nos dando o “título” de o maior país fabricante e o segundo país mais consumidor do mundo.
Em nosso país temos a maior concentração de produção no centro-sul, destacando as regiões de Minas Gerais, São Paulo, Espírito Santo e Paraná. Como sabemos desde então, São Paulo foi e é muito importante na produção do café, concentrando uma grande economia no mesmo.
Além de estudarmos a história do Café, analisaremos seus consumos, custos de produção e “plantação”, sua importância para economia brasileira no mercado. Ao final de tudo poderemos fazer uma análise geral de como o Café tem contribuído economicamente e sua importância nos dias de hoje.
2.0 HISTÓRIA DO CAFÉ
O café é uma bebida saboreada há cerca de mil anos. A palavra “café” vem do árabe Kahoua ou Qahwa (o excitante) e designa o fruto do cafeeiro. É uma bebida preparada por infusão de água quente com café torrado e moído e é estimulante, pois contém cafeína.
Não há evidências sobre o surgimento do café, mas há muitas lendas que possam evidenciar sua origem.
A lenda mais aceita é a do pastor Kaldi, que viveu na atual Etiópia. Ele observou que suas cabras estavam cada vez mais alegres, pois se alimentavam de umas frutas avermelhadas. Surpreso com a motivação de suas cabras comentou com um monge, que a experimentou para ver qual era seu poder. O monge começou a consumir e percebeu que essa bebida o deixava mais resistente e sem sono, então esta descoberta se espalhou entre os monastérios sendo consumido e cultivado por todos. Indícios indicam que os primeiros lugares a ser cultivado o café foram no Yemem.
Atualmente, o Brasil é o maior produtor de café, responsável por 30% do mercado internacional e segundo maior consumidor, atrás dos Estados Unidos.
No Brasil, as