cafe
A história do café começou no século IX. O café é originário das terras altas da Etiópia (possivelmente com culturas no Sudão e Quênia) e difundiu-se para o mundo através do Egito e da Europa.1 Mas, ao contrário do que se acredita, a palavra "café" não é originária de Kaffa — local de origem da planta —, e sim da palavra árabe qahwa, que significa "vinho"(قهوة), devido à importância que a planta passou a ter para o mundo árabe.2
Onde e quando foi primeiramente cultivado
O cafeeiro é planta nativa da Etiópia (África), mas o seu cultivo inicial é atribuído ao Sudão e ao Quênia, difundindo-se pelo Egito, Europa e Ásia, por intermédio dos mercadores árabes, como fruta estimulante para animais e seres humanos.
O uso da infusão do café torrado e moído, como se bebe hoje, teve origem na Pérsia (atual Irã), por volta dos anos 1400 (século XV).
No Brasil, o plantio de café foi introduzido nos anos 1700, no Pará, com sementes e mudas trazidas da Guiana Francesa e Guiana Holandesa (Suriname).
Do Pará, o cultivo migrou para o Maranhão e de lá para o Rio de Janeiro, depois para São Paulo, Minas Gerais e Paraná, nestes últimos em meados do século XIX, onde o cafeeiro se aclimatou melhor e com mais produtividade, fazendo do Brasil o maior produtor e exportador de café do mundo.
Quais são as condições geológicas e climáticas propicias para seu cultivo O preparo do terreno, para o plantio de café, dependerá do uso anterior do solo. Assim, se o solo vier sendo cultivado com culturas anuais, bastará uma aração e gradagem. Em locais de pastagem ou em solos compactos, para se descompactar o solo poderá ser necessário mais de uma aração e gradagem ou até uma subsolação.
No caso do terreno de derrubadas, de mata natural ou floresta artificial, é dispensável a aração, bastando uma limpeza e coveamento