Prudução de Energia
Um sistema de Produção de electricidade pode ser autónomo, armazenando a energia eléctrica em baterias, ou então ligado à rede, onde a energia produzida é injectada directamente na rede.
A energia eléctrica pode ser gerada a partir de painéis fotovoltaicos, que transformam a radiação solar em energia eléctrica, ou então a partir de um aerogerador onde a força do vento é também transformada em energia eléctrica.
As condições climatéricas do nosso país, excelentes para este tipo de instalações, permitem na maioria dos casos a utilização conjunta de um aerogerador e de painéis fotovoltaicos, aproveitando assim o sol e o vento.
As energias renováveis são a melhor solução para a sua independência em termos energéticos e também o maior contributo para o ambiente de todos nós.
Tecnologia
As instalações de microprodução com tarifa bonificada podem utilizar sistemas de produção de electricidade com tecnologia solar, eólica, hídrica ou de cogeração a biomassa. A solução mais rentável e, de longe, mais utilizada é a tecnologia solar fotovoltaica. Estes sistemas utilizam painéis solares fotovoltaicos para converter directamente a radiação solar em energia eléctrica, por efeito fotoeléctrico.
Os painéis solares podem ser instalados em telhados, em terraços, ou no solo, como mostram as fotografias ao lado. São necessários cerca de 7 metros quadrados de painéis por cada kilowatt de potência da instalação. Assim, uma instalação com 3,68kW de potência ocupa uma área de 25 metros quadrados de telhado. Para se obter uma boa produtividade estes equipamento devem estar orientados aproximadamente para sul.
Quando os painéis são instalados no solo, pode utilizar-se um seguidor solar (3ª foto). Este sistema orienta automaticamente os painéis na direcção do sol, acompanhando o seu movimento ao longo do dia, o que permite aumentar até 25% a produtividade da instalação.
Os painéis solares produzem electricidade em corrente contínua. Como a