CAF - projeto de implantação
SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE DO PARANÁ – SESA
22ª Regional de Saúde – IVAIPORÃ
Seção de Insumos – SCINS
Central de Abastecimento Farmacêutico – CAF
Projeto de Implantação da CAF 22 ª Regional de Saúde
22ª Regional de Saúde
SCINS – Setor de Insumos
Ivaiporã
Março
2010
1. Introdução:
1.1 Assistencia Farmacêutica;
O medicamento é um insumo estratégico que pode promover a melhoria da efetividade das ações de saúde, devendo sua disponibilização ser garantida por meio de uma política de medicamentos que assegure o acesso desta população a este insumo, oferecendo segurança, eficácia, qualidade e o menor custo possível (BRASIL, 2001b; BRASIL, 2002a; BRASIL, 1998e).
Dentre as políticas de melhoria do acesso aos medicamentos à organização da Assistência Farmacêutica se apresenta como uma das principais estratégias para melhorar a efetividade das ações de saúde, consistindo em um grupo de ações relacionadas ao medicamento, voltadas à promoção, à proteção e à recuperação da saúde. Estas ações englobam o abastecimento, a conservação, o controle de qualidade, a segurança, a eficácia terapêutica, o acompanhamento e a avaliação da utilização, a difusão de informações, a educação continuada dos profissionais de saúde, da população e do paciente, assegurando, desta forma, o uso racional de medicamentos (MARIN et al, 2003; BRASIL, 2005; OPAS/OMS, 2005; BRASIL, 1998d).
As implementações das ações de Assistência Farmacêuticas se apóiam em ações que possuem componentes técnicos, científicos e operativos para que alcancem efetividade e promovam o acesso da população aos medicamentos e seu uso racional. As ações de Assistência Farmacêutica consiste em; seleção, programação, aquisição, armazenamento, distribuição e dispensação, denominado o Ciclo da Assistência Farmacêutica (WHO, 1997; BRASIL, 2001b; BRASIL, 2002a; MARIN et al, 2003; BRASIL, 1998e).
1.2 Armazenamento de Medicamentos;
O armazenamento