Caderno Digital
Bianca de Castro Souza.
Arquitetura e Urbanismo/ 1º SEM. HISTÓRIA DA ARTE.
Arte Pré-Histórica
Os primeiros objetos artísticos e registros de arte foram criados como tentativa de controlar as forças da natureza, com símbolos que tinham significado sobrenatural e poderes. {
As pinturas eram feitas no interior das cavernas, longe das superfícies habitadas e da luz do sol. Pintura rupestre: Mão em negativo
Vênus de Willendorf.
Encontrada na Áustria
Altura: 11 cm
Paleolítico: Pedra Lascada
(500 000 a 30 000 a.C)
Ânfora em cerâmica.
Museu Nacional, Copenhague.
Neolítico: Pedra Polida (10
000 a.C.)
Santuário de Stonehenge
São do Período Neolítico as construções denominadas dolmens: duas ou mais pedras fincadas verticalmente no chão, como se fossem paredes e uma grande pedra colocada horizontalmente sobre elas, parecendo um teto.
Na Idade Média acreditava-se que o Stonehenge, o misterioso arranjo de pedras era criação de uma antiga raça de gigantes ou feitiçarias do mago Merlin. Na verdade, parecia um calendário astronômico cheio de precisão. O anel externo consiste em trilitos como gigantescos portais de granito.
A arte no Egito antigo Os egípcios tinham uma obsessão com a imortalidade, por isso a arte se manteve sem mudanças por três mil anos, a colossal arquitetura e as obras de arte existiam para cercar o espírito do Faraó de glória eterna quando este deixasse este mundo físico.
Na busca de permanência os egípcios definiram o essencial para uma grande civilização: literatura, ciências médicas e alta matemática.
Rahotep e Nofret, 4ª dinastia. Egito antigo.
Tutancâmon, Faraó Egípcio da 18ª dinastia. Busto da Grande Esposa Real:
Nefertiti.
(3.300 a.C)
A arte na
Grécia.
Zeus de Artemísio (cerca de 470 a.C)
Dos povos da antiguidade, os que apresentaram uma produção cultural mais livre foram os gregos.
O conhecimento, através da razão, esteve sempre acima da fé em divindades.
A dignidade e o valor do homem centralizavam os
conceitos