Caderno Banco de Mocambique
CADERNOS DO BANCO DE MOÇAMBIQUE
NOTA INTRODUTÓRIA
A conjuntura económico-financeira actual e o imperativo de divulgar o papel do Banco de Moçambique implicam uma maior e melhor comunicação com o público, informando sobre os produtos financeiros ao seu dispôr, seu modo de funcionamento e dos seus direitos e deveres.
A comunicação cada vez maior com os cidadãos permite um entendimento corrente das funções, atribuições e objectivos do Banco de Moçambique bem como instrumentos que possibilitam uma maior protecção e relacionamento com o sistema financeiro.
Para o alcance do objectivo pretendido é indispensável que a informação a ser disponibilizada ao consumidor financeiro seja oportuna e compreensível.
É nesse contexto que o Banco de Moçambique tomou a iniciativa de apresentar uma colecção de cadernos, estruturados sob a forma de perguntas e respostas, agrupados por temas bem identificados e, sempre que possível, com autonomia entre si.
Os Cadernos do Banco de Moçambique destinam-se tão exclusivamente a fornecer informações e esclarecimentos aos consumidores financeiros. Note-se que qualquer dos aspectos versados nos cadernos são abordados de forma simplificada podendo, obviamente, ser objecto de análise mais aprofundada e detalhada. Decidimos, assim, iniciar esta colecção com a apresentação do caderno nº1, sobre o Banco de Moçambique.
É nosso desejo que a iniciativa seja do vosso maior agrado.
O BANCO DE MOÇAMBIQUE
CADERNOS DO BANCO DE MOÇAMBIQUE
EDIFÍCIO-SEDE DO BANCO DE MOÇAMBIQUE, EM MAPUTO
O BANCO DE MOÇAMBIQUE
1. O que é um Banco Central?
Banco Central é uma instituição financeira independente ou ligada ao Estado cuja função é gerir a política monetária de um País ou região, garantindo a estabilidade do sistema financeiro e da moeda desse mesmo país ou região.
2. O que é o Banco de Moçambique?
O Banco de Moçambique é o Banco Central da
República de Moçambique, tal como prescrito no artigo