organização
Os custos rurais possuem característica próprias, muitas vezes a falta de precisão dificulta os custos da empresa e também interfere na tomada de decisões. Existe varias formas de classificação dos custos que se adequam aos referenciais e enfoques necessários para uma gestão administrativa eficiente e competitiva em empresas rurais, como por exemplo: Quanto a natureza: matérias e insumos; mão-de-obra direta - salários, encargos sociais e benefícios do pessoal; mão-de-obra indireta; manutenção de máquinas e equipamentos; gastos com peças e serviços de tratores e maquinas; depreciação de máquinas e equipamentos; combustíveis e lubrificantes; quanto à identificação com o produto: diretos; indiretos; variação quantitativa; custos.
Os investimentos e gastos uma determinada empresa podem variar, mas não de uma formo proporcional ao volume produzido a energia utilizada na iluminação de um galpão durante um turno de trabalho, que passa a variar pela quantidade de turnos, não pelo volume produzido, e o pivô da central de irrigação, que possui um gasto fixo de energia (demanda instalada) e outra variável em função do tempo de irrigação e da área a ser irrigada.
Outros custos permanecem realmente fixos não só dentro de um intervalo de tempo relevante, mas também permanecem fixos até um certo nível de atividade.
A estrutura financeira de uma organização influencia sua capacidade física, seus recursos humanos, seus insumos e seus produtos. Uma abordagem tradicional de gestão financeira tem como objetivo a identificação da oportunidade mais rentável dentre as diversas opções disponíveis, buscando otimizar a alocação dos recursos financeiros. Essa abordagem trata as organizações de maneira igual, não observando aspectos organizacionais importantes, tais como seu tamanho e sua estrutura.
Uma análise aproximada sobre as características da utilização da contabilidade de custos dentro da tomada de