Caderno 5- Profuncionario
1 – Como você estudou no Módulo 2, as conquistas trabalhistas que temos hoje são fruto das lutas dos trabalhadores. Em nosso país, durante o governo Vargas, essas conquistas transformaram-se em leis, por meio da Consolidação das Leis do Trabalho, a CLT. Atualmente, sob a alegação de que pagam muitos impostos, em razão de uma série de garantias trabalhistas que oneram muito e impedem de empregar mais funcionários, o empresariado tem pressionado o Congresso Nacional e o governo a flexibilizar as leis trabalhistas, ou seja, acabar com alguns direitos. Faça uma pesquisa e investigue quais leis trabalhistas estão ameaçadas pela chamada “flexibilização das leis trabalhistas”.
A flexibilização é um fenômeno decorrente dentre outros fatores da globalização, a qual impõe a redução de custos e consequentemente de direitos que protegem o trabalhador, afim de conferir maior competitividade as empresas, ela não existe apenas em leis, mas em tendências de interpretação das leis trabalhistas, e também em políticas governamentais. Existem muitos direitos trabalhistas que estão ameaçados pela flexibilização como licença maternidade, 13º salário, férias, horas extras, entre outros fatores, ações que podem ferir a Constituição Federal. Os impostos realmente são muito altos e os empresários se baseiam nisso.
2 – Em sua escola, o professor de História trabalha com os alunos a Revolução Industrial e a Francesa? Entreviste-o e registre no memorial os principais conteúdos da aprendizagem dos alunos.
Os professores trabalham historia no ensino fundamental, e dentro da disciplina esta os conteúdos de Revolução Industrial e Francesa, abrindo discussão de como está o ensino de história hoje, isso através de questionamentos levantados pelos próprios alunos, sendo que tais questionamentos são fundamentados em autores que trabalham com os temas relativos nos livros didáticos. Explicando aos alunos como é fundamental saber como ocorreu a formação da