Caderneta de poupança
A rentabilidade da poupança é definida pelo Banco Central. Sendo assim, todos os bancos são obrigados a praticar a mesma correção para esse investimento. Independente do banco que você seja cliente, a rentabilidade será a mesma e é calculada pela data de aniversário da aplicação, ou seja, o valor investido é corrigido a cada período de 30 dias.
Os depósitos são remunerados pela TR (Taxa Referencia) acrescidos de juros mensais para pessoas físicas e trimestrais para pessoas jurídicas.
B. Certificados de Depósito Bancário (CDB): São títulos nominativos emitidos pelos bancos e vendidos ao público como forma de captação de recursos.
Os CDBs podem ser negociados a partir de uma taxa fixa (chamados CDBs pré-fixados) de juros ou uma taxa atrelada a índices econômicos (chamados CDBs pós-fixados), como CDI, SELIC, IPCA, entre outros. Seus prazos variam de instituição para instituição e estão sujeitas à incidência de Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) e Imposto de Renda na Fonte (IRF).
Os CDBs prefixados são títulos que não têm prazo mínimo, não podendo ter o seu vencimento em sábados, domingos, ou feriados. A rentabilidade destes títulos é determinada na hora da aplicação, e, portanto, você saberá previamente o quanto irá receber no