Cadeias e teias alimentares - produção e consumo de alimentos
(produção e consumo de alimentos)
-Relações alimentares entre organismos de uma comunidade/ecossistema. -Transferência de energia e nutrientes: produtores (plantas), consumidores (herbívoros e predadores) e decompositores (fungos e bactérias). - Nível hierárquico de classificação.
26/6/2008 Amada Procópio - Biologia e ecologia 2
-Primeiro nível trófico: seres autotróficos (produtores); capazes de sintetizar a matéria orgânica a partir de substâncias minerais, transformando energia luminosa em energia química (fotossíntese). Plantas verdes, cianofíceas (algas azuis) que constituem o fitoplâncton, e algumas bactérias com presença de clorofila.
- Segundo nível trófico: consumidores primários. Herbívoros que se alimentam diretamente dos produtores. - Demais níveis tróficos: consumidores secundários em diante. Carnívoros ou predadores que se alimentam de outros animais.
26/6/2008 Amada Procópio - Biologia e ecologia 3
decompositores
- Decompositores: A matéria orgânica morta é alvo dos decompositores (bactérias e fungos), que são os responsáveis por devolver à cadeia essa matéria decomposta em sais minerais e outros produtos, que serão assim reutilizados pelos produtores. Fecha-se, então, o ciclo da cadeia.
26/6/2008
Amada Procópio - Biologia e ecologia
4
A energia é parcialmente consumida em cada nível trófico, assim, a única fonte de energia num ecossistema são os seres autotróficos e, simultaneamente, todos os seres vivos dependem dessa energia para realizar as suas funções vitais.
26/6/2008
Amada Procópio - Biologia e ecologia
5
As relações alimentares podem ser mais complexas, já que cada organismo se alimenta de mais de um tipo de animal ou planta. Surgem, assim, as redes ou teias alimentares, em que as diferentes cadeias alimentares se inter-relacionam.
Teia alimentar é o fluxo de matéria e energia que passa, num ecossistema, dos produtores aos consumidores por numerosos caminhos