Cadeia produtiva de hortifruticolas
ANDRELICE BISPO
CADEIAS PRODUTIVAS DE HORTALIÇAS NO BRASIL
SALVADOR
ABRIL - 2011
ANDRELICE BISPO
CADEIAS PRODUTIVAS DE HORTALIÇAS NO BRASIL
Elaboração de Tarefa sobre Cadeias produtivas de hortaliças no Brasil para ser apresentada a Tutora Nilza Tuler responsável pela orientação do Módulo 4 - Legislação, Sociedade e Mercado, unidade 2 - Agronegócio - Turma GSABA003, do curso de Pós graduação à Distância em Gestão da Segurança de Alimentos.
SALVADOR
2010
SUMÁRIO
1- APRESENTAÇÃO p.4
2- CADEIAS PRODUTIVAS DE HORTALIÇA NO BRASIL p.5
4- CONCLUSÃO p.8
5- REFERÊNCIA p.9
1- APRESENTAÇÃO
O presente trabalho tem a proposta de abordar sobre as cadeias produtivas de hortaliças no Brasil, por representar uma cadeia em destaque no setor econômico. Este tipo de agronegócio é apontado por órgãos governamentais como em situação de crescimento ascendente, principalmente nos últimos 10 anos, como é o caso do cultivo de tomate, batata, melancia, cenoura, batata-doce e cebola, que em 2005 representaram mais de 64% de volume total produzido no Brasil (IBGE, 2005).
2 – CADEIAS PRODUTIVAS DE HORTALIÇAS NO BRASIL
Segundo Jean-Paul RODRIGUE, uma cadeia produtiva é uma rede de atividades de produção, comércio e serviços funcionalmente integrada, cobrindo todos os estágios de uma cadeia de suprimento, desde a transformação de matérias-primas, passando pelos estágios intermediários de produção, até a entrega do produto acabado ao mercado. A cadeia é concebida como uma série de nós, ligados por vários tipos de transações – como