Estrutura organizacional composta por 182 funcion rios
Presidência; (1)
Diretoria: Financeira e Compras (1); Operações (1); Diretor de Administrativo e Projetos (1);
Gerência: Mercearia e seco e molhados (1); Hortifrutícola (1); Padaria (2); Linha branca/ marrom (1); Armarinho e têxtil (1); Açougue e peixaria (1); Segurança (1)
Colaboradores: Financeira (5); Compras (6) e Operações (165).
Plano de capacitação e desenvolvimento:
No degrau 1-operações, estão os funcionários que ficam na comissão de frente, prestando o serviço diretamente ao cliente (açougueiro, peixeiro, padeiro, segurança, etc...).
Se as pessoas que lidam com a operação não forem desenvolvidas, à medida que as áreas se tornarem mais complexas, elas se tornarão descartáveis, em função do limite de competência bater no “teto” e terão que ser substituídas por outras com formação melhor e capacitação mais abrangente.
É quase uma questão de sobrevivência das empresas, manter um processo de capacitação constante e crescente destas pessoas, mesmo porque são elas que estão na batalha diária, que gera os resultados.
Esta capacitação poderá ser melhorada e agilizada, se houver uma formação universitária, abrindo-se as cabeças para novos conceitos, alterando-se o ambiente para novidades gerenciais e operacionais, quebrando-se a resistência a mudanças, através do aumento da percepção que virá dos estudos.
Recomenda-se para este nível: participar em eventos setorizados, palestras e cursos de formação e aperfeiçoamento, cursos universitários direcionados (sequenciais). No degrau 2 – gerências, estão em primeiro nível, decisões gerenciais ligadas ao degrau 1 – operações, que precisam ser tomadas para evitar problemas maiores, como aprovação dos cheques que são dados pelos clientes, liberar entrega das mercadorias, viajar e fazer contatos pessoais com clientes, fazer contatos telefônicos com clientes e fornecedores. É o chamado DEGRAU CORAÇÃO, porque movimenta a empresa e precisa ter as pessoas MELHOR