Cadeia de Suprimentos e Desempenho Competitivo
A cadeia de suprimentos é a rede de organizações envolvidas, por meio de vínculos a montantes e a jusante, nos diferentes processos e atividades que produzem valor na forma de produtos e serviços destinados ao consumidor final. O gerenciamento da cadeia de suprimentos não é o mesmo que “integração vertical”. A integração vertical normalmente implica ser o proprietário de fornecedores a montante e de clientes a jusante. O Gerenciamento logístico preocupa-se fundamentalmente com a otimização dos fluxos dentro da organização, enquanto o gerenciamento da cadeia de suprimentos reconhece que a integração interna em si mesma não é suficiente.
O principal objetivo de um bom gerenciamento da cadeia de suprimentos é integrar todos os processos desde a fabricação até a distribuição do produto, com o intuito de otimizar custos para o fabricante e agregar maiores valores ao consumidor final, por meio de funções que atendam as suas necessidades. Tudo isso deve acontecer com um rápido tempo de resposta, desde o atendimento do pedido até a entrega do produto.
As características da cadeia de suprimentos são divididas em: Localização das Organizações; Distribuição Física; Administração de Estoques; Modo de Transporte Fluxo de Informação; Estimativa e Relacionamentos.
A localização das Organizações refere-se ao posicionamento geográfico dos locais que tem implicações importantes nos custos e nos fluxos logísticos. Estudos para construção de novos locais devem sempre considerar a localização dos clientes e fornecedores e as facilidades de transporte.
A Distribuição Física esta relacionada aos produtos e materiais que são movimentados ao longo da cadeia de suprimentos fluindo dos fornecedores, para as fabricas, e delas para o centro de distribuição e daí para os clientes, dependendo do modelo estabelecido pela empresa.
A Administração de Estoques deve receber atenção especial, uma vez que podem ser armazenados em diferentes etapas