logistica de alimentos
A eficiência de uma cadeia de suprimentos é um diferencial cada vez mais importante que proporciona vantagens competitivas para uma empresa. O objetivo deste artigo é analisar o suprimento de matéria-prima de uma empresa produtora de doces a base de amendoim, gomas e petiscos salgados, tendo como foco o relacionamento com os fornecedores. O referencial teórico utilizado é estruturado nos conceitos oriundos da Logística e da Gestão da Cadeia de Suprimentos. Optou-se por realizar uma pesquisa exploratória e qualitativa com a utilização do método de estudo de caso. Verificou-se que a escolha de um fornecedor é direcionada pelos critérios de qualidade e pontualidade e que os relacionamentos de longo prazo são estabelecidos com os fornecedores que apresentam bons índices de desempenho. A análise do caso indica também que os fornecedores de matéria-prima contribuem para o processo de desenvolvimento do produto.
Palavras-chave: indústria de alimentos, fornecedores de matéria-prima, cadeia de suprimentos 1. Introdução
Em uma sociedade na qual os consumidores estão cada vez mais exigentes por qualidade nos produtos e nos serviços, e com os mercados globalizados, dinâmicos e altamente competitivos, há uma crescente preocupação das empresas não só em manter, mas também em incrementar seu desempenho dentro da cadeia de suprimentos na qual se inserem. Isto é especialmente importante para a indústria de alimentos dada a maior diversidade de produtos para atender os distintos segmentos de mercado.
Diante da necessidade de inovação tecnológica e organizacional, as agroindústrias nacionais vêm se deparando com uma nova realidade do mercado, com exigências por menores custos, diferenciação de produtos, confiabilidade, redução dos prazos de entrega, melhoria no controle de qualidade e da flexibilidade para a diversificação produtiva. Essas mudanças estão promovendo toda