Cadeia de suprimentos, arranjo físico
2)
Transporte pela esteira, enquanto são pintadas e secadas
Início
Transporte até o setor de finalização
Estoque no almoxarife
Envernizar
Inspeção
Espera chegada da empilhadeira
Transporte até o setor de produção
Estoque das peças
Fim
Inspeção
Corte nas chapas Acabamento das chapas
Inspeção
5) O arranjo físico preocupa-se com o posicionamento físico dos recursos de transformação. Determinando a maneira segundo a qual os recursos transformados fluem pela operação (materiais, informação e clientes/usuários).
São 4 os tipos de arranjos físicos existentes:
- Arranjo físico posicional: Tem como característica o fato dos recursos transformados não se moverem entre os recursos transformadores. Ou seja, quem sofre o processamento fica estacionário, enquanto equipamentos, máquinas, instalações e pessoas movem-se na medida do necessário.
Ex:
- Arranjo físico por processo: Nesse arranjo físico, processos similares são localizados juntos um do outro. Ou seja, quando produtos, informações ou clientes fluírem pela operação, eles percorrerão um roteiro de processo de acordo com suas necessidades.
Ex:
- Arranjo físico celular: É aquele em que os recursos transformados, entrando na operação, são pré-selecionados para movimentar-se para uma parte específica da
operação
na
qual
todos os recursos transformadores
necessários se encontram.
Ex:
- Arranjo físico por produto: Envolve localizar os recursos produtivos transformadores inteiramente segundo a melhor conveniência do recurso que está sendo transformado. Ou seja, cada produto ou segue um roteiro