Resenha do Artigo “Logística e Produção: Impacto dos Estoques na Velocidade de Processo de Manufatura” (Monteiro, R.; Lelis, E.; Rodrigues, Ê.)

998 palavras 4 páginas
Resenha do Artigo “Logística e Produção: Impacto dos Estoques na Velocidade de Processo de Manufatura” (Monteiro, R.; Lelis, E.; Rodrigues, Ê.)

1. INTRODUÇÃO
O modelo de produção tradicional, que tem como principal representante Henri Ford, se baseava na maximização produtividade, procurando fabricar elevados lotes. Porém, pelo avanço tecnológico, proporcionou-se uma rápida difusão de novos produtos no mercado, atraindo os consumidores modernos com inovações, variedades de modelos, prestação de serviços personalizados, entre outros.
O artigo vai tratar do investimento em tecnologia do processo, relacionando o nível de estoque (variável independente) com a velocidade de processo (variável dependente) em busca de um modelo gráfico que ajude o nível de serviço prestado ao cliente.
2. A LOGÍSTICA INTEGRADA NO CONTEXTO CONTEMPORÂNEO
A logística, atualmente, é percebida como uma fonte para agregar valor e reduzir custos, além de atuar como função integradora de outras áreas da organização e de outras organizações. Surgiu da integração na gestão da cadeia de suprimentos, numa coordenação de fluxo de materiais e informações que vão desde a matéria-prima até o ponto de consumo. E tornou-se, consequentemente, um ponto estratégico de competitividade, já que afeta diretamente na produção da organização e na satisfação do cliente. No que diz ao resultado da produção manufatureira, a logística intervem principalmente pela gestão de estoques, porque interfere significativamente no suprimento da linha de produção e no fluxo de estoque temporário (WIP).
3. GESTÃO DE ESTOQUES
As políticas de estoques possuem uma participação crucial na capacidade da cadeia de suprimentos em apoiar a estratégia competitiva da empresa. Essas políticas buscam definir o que comprar ou produzir, quando pedir e em quais quantidades; e também as tomadas de decisões acerca do posicionamento e alocação de estoque em fábricas e centros de distribuição. A definição da política mais adequada é a

Relacionados

  • arq4f8dc8b99ce7d
    187798 palavras | 752 páginas