Cadeia De Suplementos
As relações comerciais tem passado por diversas mudanças nas últimas décadas, isso se dá ao surgimento da internet e a amplitude que ela vem assumindo no ambiente corporativo. Esta tornou indispensável neste ambiente, através dela surgiu o comércio eletrônico, que a cada dia vem ganhando mais espaço no mercado. No ambiente logístico, esse novo braço tem alterado conceitos e modificado a cadeia de suprimentos (supply chain), por eliminar intermediários nas relações entre clientes e fornecedores. As transformações causadas pela economia digital têm aproximado clientes tornando a cadeia de suprimentos ainda mais dinâmica.
Cadeia de Suprimentos (Suplly Chain)
A logística surgiu nas empresas através das exigências impostas pelo mercado consumidor. As empresas investiam fortemente na melhoria dos processos produtivos, entretanto itens como prazos de entrega, disponibilidade em estoque ou os produtos entregues não eram os corretos, etc., acarretando perdas de produtos como também de clientes. A Distribuição Física e a Administração de Materiais foram conceitos que surgiram com o intuito de suprir essa carência.
Por muitos anos as empresas estavam preocupadas com a melhoria da sua eficiência, não levando em consideração a sua existência em um âmbito maior e mais complexo. Com a análise de cada ambiente surge a cadeia logística, ou seja, nos processos internos a cada área, e expandiu-se aos elementos externos como uma necessidade evolutiva. E assim houve a necessidade de estender a lógica da integração para fora das fronteiras da empresa para incluir fornecedores e clientes. A empresa somente poderá obter vantagens competitivas por meio de aumento de produtividade, diferenciação do produto e níveis altos de serviço ao cliente.
A partir desta percepção iniciou-se um processo de integração entre empresas que hoje culmina para o chamado gerenciamento da cadeia de suprimentos. Em essência, gerenciamento da cadeia